As principais regras para o trabalho de um Jovem Aprendiz; atualizadas para 2025

Regras para o trabalho de um Jovem Aprendiz foram revisadas em 2025.


O trabalho do Aprendiz, além de ser uma porta de entrada para o mercado profissional, é regido por normas que protegem os direitos dos adolescentes e jovens adultos. Essas regras para o trabalho de um Jovem Aprendiz foram revisadas em 2025, reforçando a importância do equilíbrio entre aprendizado e prática de trabalho.

Qual a carga horária permitida?

Saber o que mudou e quais são os direitos garantidos é indispensável para quem busca começar uma carreira com o pé direito.

Primeiramente, a jornada de trabalho é ajustada de acordo com a escolaridade do jovem. Para os adolescentes que ainda cursam o ensino fundamental, o limite diário é de 6 horas, incluindo o período de aprendizado teórico.

Já para quem já concluiu essa etapa, a carga horária pode ser estendida para até 8 horas por dia, sempre considerando o tempo dedicado à formação prática e teórica (aulas).

O que diz o contrato?

O contrato do Aprendiz tem duração máxima de 2 anos e inclui direitos trabalhistas garantidos, como salário proporcional às horas trabalhadas, recolhimento do FGTS com alíquota reduzida de 2%, férias remuneradas (coincidindo com o período escolar) e 13º salário.

E apesar de não haver obrigação de efetivação ao término do contrato, muitos jovens conquistam esse espaço graças ao bom desempenho.

Quais atividades são permitidas?

As tarefas devem estar relacionadas ao curso de formação profissional oferecido pela empresa. Trabalhos perigosos, insalubres ou desvinculados do aprendizado são estritamente proibidos.

Além disso, todo Jovem Aprendiz recebe acompanhamento de supervisores na empresa e de entidades formadoras que monitoram o progresso durante o programa.

As principais regras para o trabalho de um Jovem Aprendiz
Fonte: Agência de Notícias da Indústria / Reprodução

Por que é importante conhecer as regras?

Estar por dentro das regras para o trabalho de um Jovem Aprendiz é meio caminho andado para garantir que seus direitos sejam respeitados e que a experiência seja positiva.

As atualizações de 2025 reforçam a importância do alinhamento entre trabalho e estudo, e asseguram que o jovem possa se desenvolver sem prejuízo à sua formação escolar – que é mais importante.


Dúvidas de como se inscrever no Jovem Aprendiz em 2025? Veja aqui sites com vagas disponíveis.