PIS 2024: Como consultar saldo disponível e fazer o saque

O PIS/Pasep 2024 é um dos mais importantes programa do Governo Federal. Ele disponibiliza valores anuais aos trabalhadores. Saiba mais aqui!

O que você precisa para consultar o saldo do PIS:

O PIS/Pasep é um dos benefícios mais aguardados pelo trabalho brasileiro. O principal benefício é o Abono Salarial, um pagamento anual que pode chegar a um salário mínimo, destinado aos trabalhadores que exercem suas funções com carteira assinada.

Dito isso, a seguir a gente te conta tudo sobre o PIS 2024, desde como realizar consulta até mesmo como fazer o saque. Portanto, acompanhe!

Entenda o que é o PIS/Pasep, a diferença entre eles e como funciona?

O PIS/Pasep são programas criados para ajudar a financiar benefícios para trabalhadores e apoiar outros programas sociais no país.

O PIS, que existe há mais de 50 anos, foi criado para oferecer apoio financeiro aos trabalhadores demitidos sem justa causa. No começo, o programa era mantido pelas empresas, que contribuíam com 0,5% do salário de cada funcionário para o fundo do PIS.

Com o tempo, o PIS passou a incluir outros benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade.

O PASEP, por sua vez, foi pensado para os servidores públicos, funcionando de forma parecida com o PIS. O dinheiro para o PASEP vinha do governo federal e era repassado aos estados, que cuidavam da administração do programa.

Hoje, o número do PIS/PASEP está registrado na Carteira de Trabalho de cada trabalhador. Além de ser um número no documento, o PIS/PASEP também é o nome dado aos benefícios que os trabalhadores recebem.

Um desses benefícios é o Abono Salarial, que funciona como uma espécie de “14º salário” para os trabalhadores de baixa renda. O valor pago não ultrapassa o salário-mínimo e é calculado de acordo com o tempo trabalhado. Por exemplo, se a pessoa trabalhou o ano inteiro, recebe o valor do salário-mínimo. Se trabalhou seis meses, recebe metade do salário-mínimo, e assim por diante.

Quem tem direito ao PIS 2024

Agora que você já sabe que o PIS é um pagamento anual que pode chegar a um salário mínimo, vale lembrar que quem tem direito precisa:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2022;
  • Ter recebido até 2 salários mínimos em média por mês em 2022;
  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos 5 anos;
  • Não ter sido demitido por justa causa em 2022.

Além desses requisitos, você também precisa ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS). Então fique atento a tudo isso!

Principais dúvidas que todo mundo tem sobre o PIS/Pasep

O que mudou no PIS/PASEP em 2024 em comparação aos anos anteriores?
Em 2024, uma mudança importante foi a unificação do calendário de pagamentos. Antes, o cronograma era dividido, causando confusão entre os beneficiários. Agora, todos os pagamentos são realizados de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores, tornando o processo mais simples e ajudando no planejamento financeiro.
Como posso verificar se tenho direito ao PIS/PASEP?
Para consultar o PIS, você pode acessar o site da Caixa Econômica Federal, usar o aplicativo Caixa Trabalhador, visitar um posto da Superintendência Regional do Trabalho, ligar para a central de atendimento da Caixa no número 0800 726 0207 ou contatar a central do Ministério do Trabalho pelo telefone 158. Para consultar o PASEP, as opções incluem ir a um posto da Superintendência Regional do Trabalho ou ligar para a central de atendimento do Banco do Brasil, utilizando os números 4004-0011 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (outras cidades), ou 0800 729 0088 (para deficientes auditivos). O número 158 da Superintendência Regional do Trabalho também pode ser utilizado.
Posso sacar o PIS/PASEP de uma pessoa falecida?
Sim, os herdeiros de cotistas falecidos podem sacar o PIS/PASEP a qualquer momento, sem precisar seguir o calendário de pagamento oficial.
É possível sacar o PIS/PASEP sem o Cartão Cidadão?
Sim, é possível. Basta ir a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento oficial de identificação. Além disso, você pode solicitar o Cartão Cidadão durante essa visita.

Se você ainda tem dúvidas sobre o PIS/Pasep, continue a leitura na próxima página, saiba como consultar seus valores a receber, regras para saque em 2024 e muito mais.