A Carteira de Identidade Nacional (CIN) veio para substituir o antigo RG. A mudança traz mais segurança, padronização nacional e integração digital.
O documento atual continua válido até 2032, mas a mudança pode ser feita desde já. Dessa forma, o CPF passa a ser o único número de identificação. Continue a leitura e saiba tudo sobre a CIN!
A CIN é o novo documento de identidade adotado no Brasil. Seu principal diferencial é a substituição do antigo número de RG pelo CPF, tornando a identificação mais simples e única em todo o país.
O documento é disponibilizado tanto na versão física quanto digital, acessível por dispositivos móveis. Entre os recursos de segurança, há QR Code para consulta rápida e código MRZ, padrão usado em passaportes, facilitando viagens para países do Mercosul.
Saiba o que muda com a nova identidade e como essas alterações trazem mais segurança e praticidade:
A substituição do RG pelo novo modelo deve ocorrer até 2032. Quem tem um documento válido pode continuar usando até o vencimento. A validade da CIN varia conforme a idade:
Não é obrigatório trocar imediatamente, mas quem quiser já pode solicitar a nova identidade nos órgãos responsáveis.
Veja as dúvidas mais comuns sobre a CIN e entenda melhor como funciona a nova identidade:
Agora que você já sabe o que é a CIN e suas principais mudanças em relação ao RG, veja na próxima página como solicitar a CIN, os documentos necessários e como acompanhar o pedido.
Clique nos botões abaixo para não perder nenhum detalhe!