Jovem Aprendiz SENAI: salário, direitos e como conquistar a vaga

Bolsa garantida, até 40h semanais e chance de efetivação: o Jovem Aprendiz SENAI é a sua porta de entrada no mercado industrial. Saiba mais!


O Programa Jovem Aprendiz SENAI abre portas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho. Se você tem idade entre 14 e 24 anos e está em busca de uma oportunidade, o SENAI oferece aprendizado prático e teórico e uma possibilidade de efetivação em empresas industriais!

Quer saber mais detalhes sobre o programa, quem pode participar, benefícios oferecidos e como se inscrever? Continue a leitura e tire suas dúvidas aqui!

O que é o Jovem Aprendiz SENAI?

O Jovem Aprendiz do SENAI é um programa de capacitação gratuito que prepara jovens para o primeiro emprego em áreas do setor industrial. O programa é ideal para quem busca conciliar teoria e prática, recebendo uma formação técnica e profissional. 

O programa de aprendizagem industrial do SENAI tem como objetivo atender empresas que precisam cumprir a cota de aprendizes. O processo de aprendizagem é dividido entre a sala de aula e o trabalho em uma empresa. 

Para participar do programa, é necessário entrar em contato com a escola do SENAI mais próxima e verificar se há vagas abertas. Após a aprovação, o SENAI auxilia o jovem até a formalização do contrato com a empresa parceira. 

Quem Pode Participar?

Para se tornar um Jovem Aprendiz no SENAI, é necessário atender a alguns requisitos básicos:

  • Ter entre 14 e 24 anos (A idade limite máxima não se aplica a pessoas com deficiência);
  • Estar matriculado no Ensino Fundamental ou Médio;
  • Disponibilidade de horário para trabalhar;

Esses critérios foram pensados para que o programa atenda ao público jovem em fase de escolarização, combinando educação formal e capacitação profissional.

Perguntas Mais Frequentes sobre Jovem Aprendiz SENAI

Abaixo respondemos algumas dúvidas sobre o programa de Jovem Aprendiz SENAI:

Qual o valor do salário no programa?
A remuneração do aprendiz é calculada com base no salário mínimo-hora de acordo com as horas trabalhadas – que pode variar entre R$ 600 a R$ 834 por mês.
A empresa pode efetivar o aprendiz ao fim do contrato?
Sim, é uma possibilidade, especialmente para jovens que se destacam durante o programa e quando há disponibilidade de vaga na empresa.
O programa exige frequência escolar?
Sim, a continuidade no programa depende da frequência escolar regular.
Como funciona a jornada de trabalho?
A jornada de trabalho de um Jovem Aprendiz do SENAI depende da escolaridade do jovem, sendo de até 6 horas diárias para quem ainda não concluiu o Ensino Fundamental e de até 8 horas diárias para quem já concluiu o Ensino Médio.

Continue para próxima página clicando nos botões abaixo e saiba mais detalhes sobre a inscrição, duração do programa e muito mais!

VAGAS EM TODO BRASIL PARA JOVENS
VAGAS EM TODO BRASIL PARA JOVENS
Conheça alguns dos principais programas de Jovem Aprendiz do Brasil
QUERO SABER MAIS
×