Auxlílio Gás (Vale Gás): Botijão Gratuito do Governo

O Governo Federal anunciou a expansão do Auxílio Gás (ou Vale Gás) para atender mais de 20 milhões de famílias de baixa renda. Conheça os detalhes sobre o programa e veja se você tem direito.

As famílias mais pobres do Brasil tem no Programa Social do Auxílio Gás (ou Vale Gás) um importante benefício que auxilia na compra de botijões de gás de cozinha, diminuindo os custos e garantindo uma alimentação básica e digna. E o governo acabou de anunciar que mais de 20 milhões de famílias serão atendidas até 2025.

Aqui, nosso objetivo é te apresentar o programa e te mostrar os requisitos e como solicitar o benefício do Auxílio Gás de forma simples e direta. O Governo Federal pretende elevar o número de famílias atendidas que pode ir de 5,6 milhões até 20 milhões de beneciados.

Entenda como funciona o Auxílio Gás

O Auxílio Gás, lançado em 2021, surgiu como uma resposta ao aumento do preço do gás de cozinha, com o objetivo de aliviar a pressão financeira sobre famílias de baixa renda. O benefício é disponibilizado a cada dois meses, correspondendo ao valor médio nacional de um botijão de 13kg.

O pagamento é feito diretamente na conta bancária do beneficiário ou por meio do aplicativo Caixa Tem, permitindo que o valor seja utilizado na compra de gás em revendedores autorizados. Esse apoio integra as políticas sociais do governo, funcionando como um complemento ao programa Bolsa Família.

No mês de agosto de 2025 o Presidente Lula anunciou a expansão do programa com uma nova modalidade que visa atender famílias com renda igual ou inferior a meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único.

Como ter direito ao Auxílio Gás

Para ter direito ao Auxílio Gás (Vale Gás), é necessário atender a alguns critérios estabelecidos pelo governo. As principais condições são:

  • Cadastro Único: Famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo podem ser beneficiadas pelo programa, incluindo aquelas que já participam de programas de transferência de renda em diferentes esferas de governo;
  • Renda Familiar: Os valores recebidos do Programa Bolsa Família não são considerados no cálculo da renda familiar mensal para o Auxílio Gás;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): Famílias que possuem membros residentes no mesmo domicílio que recebem o BPC também são contempladas, estejam ou não inscritas no CadÚnico.
  • Com a expansão do programa, anunciada por Lula em agosto de 2024, o Auxílio Gás poderá atender até 20 milhões de família.

As principais dúvidas sobre o Auxílio Gás respondidas

Existe um prazo para utilizar o valor do Auxílio Gás?
Sim, o valor do benefício do Programa Auxílio Gás tem validade de 120 dias a partir da data em que for disponibilizado na conta ou opção de pagamento escolhida.
Com que frequência o Auxílio Gás é pago?
O Auxílio Gás é pago bimestralmente, ou seja, a cada dois meses, e o valor corresponde ao preço médio nacional de um botijão de gás de 13kg.
Como posso receber o Auxílio Gás?
O benefício é pago a cada dois meses em dinheiro, diretamente em uma conta digital ou bancária. Se a família não tiver uma conta, será criada automaticamente uma poupança social digital