Auxílio Gás (Vale Gás): Botijão Gratuito do Governo

Entenda seus direitos com relação ao benefício do Auxílio Gás e o que você deve fazer para receber o gás gratuito do governo federal.

O Auxílio Gás é um benefício importante para às famílias que vivem em situação de baixa renda.

Por isso, se você se encaixa nos requisitos necessários, é importante saber como consultar o benefício, se precisa realizar mais algum tipo de cadastro e, claro, ter conhecimento do calendário de pagamentos do Auxílio Gás 2024.

Como saber se tenho direito ao Auxílio Gás? Passo a passo para consultar benefício

Para saber se você tem direito ao Auxílio Gás é muito fácil. O benefício é destinado a famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo e que estão registradas no Cadastro Único.

Para garantir que você ou sua família estejam entre os próximos beneficiários, você pode visitar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, usar o aplicativo Bolsa Família inserindo seu CPF, ligar para a Caixa Econômica Federal pelo número 111, ou contatar o Ministério do Desenvolvimento Social pelo número 121.

Expansão do Auxílio Gás para Mais Famílias

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, neste mês de agosto de 2024, a expansão do Auxílio Gás. Segundo justificou o presidente, a alteração se faz necessária devido ao alto custo do botijão de gás.

A estimativa é de que uma família precise investir cerca de R$ 140,00 para comprar um botijão, o que inviabiliza a aquisição e faz com que muitas pessoas se arrisquem ao utilizar lenha para cozinhar.

Por fim, Lula garantiu que a expansão do programa pode alcançar até 20 milhões de famílias assistidas até 2025. Portanto, veja como você deve se cadastrar para receber o benefício, com as informações abaixo.

Como fazer o cadastro no Auxílio Gás

O primeiro passo para acessar os programas sociais do governo, como o Auxílio Gás, é se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), um serviço gratuito. Esse cadastro deve ser feito pessoalmente em um posto de atendimento na cidade onde a família reside. Para localizar esses postos, você pode consultar o aplicativo do CadÚnico ou visitar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

É essencial manter os dados do CadÚnico sempre atualizados

Para se inscrever, são necessários alguns documentos: um documento de identificação com foto (como carteira de identidade ou de trabalho), o CPF ou Título de Eleitor, e um comprovante de residência, preferencialmente a conta de energia elétrica. O responsável pelo cadastro deve fornecer informações de todos os membros da família.

Após a inclusão no Programa, o benefício é registrado no sistema eletrônico com base nas informações do CadÚnico e nos bancos de dados do BPC.

Importante: estar inscrito no Cadastro Único não garante o recebimento imediato do benefício. A cada mês, o sistema identifica automaticamente as famílias que continuam atendendo aos critérios do programa, e estas começam a receber o benefício conforme o orçamento disponível.